quinta-feira, 1 de julho de 2010

Poda das hortensias.

Todo final de junho e começo de julho,
minha mãe costumava fazer as podas de suas hortensias.
Tinhamos no jardim de casa, alguns pés de hortensias, azuis, em pés frondosos, de um verde vivo que guardo na memória, fazendo com que a hortensia seja uma de minhas flores preferidas.
A casa e seu jardim não existem mais, somente em minhas lembranças...
doces lembranças, em que vejo minha mãe cuidando de suas flores no jardim de casa...
Minha mãe, casa, jardim, hortensia... lembranças doces, que as hortensias que hoje tenho aqui em minha casa não me deixam esquecer.


As plantas, de modo geral, devem ser podadas na época de dormencia
(época fria ou seca, ou seja outono e inverno). As herbáceas, como as hortensias,
podem ser podadas após a floração. Como a hortensia florece mais intensamente na primavera e verão, pode ser podada no outono ou começo do inverno.


Não tenha medo de cortar,
quanto mais cortar mais rebentos terá,
e maior será a floração.
Corte os ramos quase rente, as uns 10 ou 15 cm da terra.
Adube com NPK 04-14-08,
cuidado para o abudo não encostar nas folhas e tronco, pois queima.
As mudas podem ser feitas
com os ramos plantado diretamente na terra
ou deixando-os na água até criarem raízes.

11 comentários:

  1. OI Tato, eu acho muito linda a floração da hortência. Lá em casa eu tenho um vasinho, unzinho só, de uma muda de hortência que trouxe de um sítio que fui. Dei sorte e ela pegou, mas ainda não floriu!! Espero que na próxima primavera ela possa me presentear com as lindas flores azuis!! Beijocas e bom restinho de semana! Amanhã tem Brasil, será que vai dar para passar de fase?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Tato, boa tarde!

    Minha mãe sempre gostou de rosas, em nossa casa, que tb não existe mais, havia muitos canteiros de rosas, que saudade de ter tantas flores em casa, rosas com perfume, de várias cores, saudade dos bons tempos da juventude.

    Em um dos lugares onde morei, havia algumas hortênsias azuis no jardim, aqui no Rio mesmo, e davam muitas flores, eram lindas, eu achava o máximo, parecia que estava em Petrópolis, rs

    É uma lição difícil de aprender essa que vc ensina, não ter pena de podar, eu sempre errei nisso, ter a certeza de que cortando bastante a próxima florada será mais rica, que sabedoria.

    Olha, adorei seu cantinho no jardim, um livro, o note, uma cadeira gostosa e um solzinho pra aquecer, nota 10!

    Beijocas,

    ResponderExcluir
  3. Oi Tato :)
    Tb tenho lembranças boas qdo vejo hortênsias... uma tia que morava na serra tb tinha a casa rodeada por elas... e na floração era uma coisa linda de se admirar!!!
    Lembranças boas...
    Legal que explicou sobre poda... sempre fico com medo de cortar e elas não brotarem de novo... rsrsrs
    Agora não terei mais medo :)
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tato!

    Obrigada pela visita!


    Bom final de semana, beijocas,

    ResponderExcluir
  5. Tato, esse post é uma utilidade pública (KKK!). As pessoas não acreditam na importância da poda, para se ter uma jardim bonito.
    Também tenho guardado na minha mente as cores e os cheiros do jardim da casa da minha tia. Lá eu brincava de ser jardineira, catava sementes pra fazer comidinhas e tinha a certeza que seria agronôma quando crescesse.
    Doce época.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Oi Tato!
    Muito tocante seu post...me fez lembrar minha saudosa mãezinha tbm...ela amava as flores e plantas! Não tínhamos jardim em casa, mas mamãe tinha vááários vasos e tudo era muito lindo e bem cuidado por ali!
    Bom final de semana amigo.
    Beijinhos.

    Flores e Luz.

    ResponderExcluir
  7. oi Tato- que poesia- tem certas coisas que viram lembranças boas, e geralmente estão relacionadas com nossa infância, mãe e hábitos!
    adoro hortência - imagina se não iria gostar- tu iria ficar louco lá no sul! Meu pai (nasceu na roça) sempre dizia que a poda tinha que ser feita nos meses que não tem R! e é justamente os meses outono e inverno- sabedoria do povo da roça que sabe plantar!
    depois quero mudinha!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Tato seu blog me encanta mais a cada postagem.
    No meu blog tem 2 selinhos criados pela Nina do Meu Mundo violeta que estou dividindo com todos s amigos e seguidores do blog.
    um lindo domingo para você .
    Beijo Lu

    ResponderExcluir
  9. olá
    eu estava procurando uma solução para a casa ue eestou reformando e caí aqui!
    achei tudo uam graça e vi que várias amigas minhas comentam aqui...
    lindo o sue blog
    abs
    lilly
    http://coisadelilly.wordpress.com
    e
    http://blogdareforma.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Amigo, amei seu blog, sempre tive pena de podar uma planta, tinha medo que crescesse outra vez!mas agora vou deixar o medo de lado e podar tôdas as que tenho em meu jardim,são uns 500m2 de jardim, onde tento cuidar de tôdas elas;mas sempre sem poda.Acho que é porisso que acabam definhando e morrendo,mesmo com a adubação de 10.10.10ou do 4.14.8.Agora vou podar sem pena!Acredito que vão deixar de morrer!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu blog, fêz com que eu me sentisse em casa de uma tia muito querida, que de há muito nos deixou:dela só sobraram as mémórias...suas plantas lindas e sempre floridas...
    Memórias que seu blog resgatou!...

    ResponderExcluir